A inclusão social é uma pauta cada vez mais importante na sociedade, e os parques são espaços que devem estar disponíveis para todos. Porém pessoas com autismo e/ou com deficiência encontram dificuldades em disfrutar desses ambientes, seja por conta de suas particularidades sensoriais ou pelas barreiras impostas pela sociedade.
Por isso, é importante que sejam tomadas medidas para garantir que essas pessoas possam desfrutar dos parques com igualdade de condições com os demais. Uma das medidas que podem ser tomadas é a gratuidade para PCDs.
Essa medida já vem sendo adotada em alguns locais ao redor do mundo. Na Flórida, nos Estados Unidos, por exemplo, o Legoland oferece entrada gratuita para pessoas com autismo e seus acompanhantes. Na Inglaterra, o parque temático Alton Towers oferece um serviço de acesso prioritário para pessoas com deficiência.
No Brasil, algumas iniciativas nesse sentido também estão em vigor. Em São Paulo, a lei 16.797/2018 garantiu gratuidade em parques municipais. Além disso, alguns parques particulares, como o Parque da Mônica, oferecem ingressos gratuito. Também podemos encontrar desconto e/ou gratuidade em estádios de futebol e parques aquáticos, em alguns estádios de futebol já existem salas antirruído e recentemente no estádio do Castelão, em Fortaleza, está sendo disponibilizado abafadores para as pessoas com sensibilidade auditiva.
Essa medida é importante porque os parques são um espaço de lazer e desenvolvimento para as crianças, jovens e adultos PcD (Portador de Deficiência), que muitas vezes encontram dificuldade com atividades sociais. Além disso, a gratuidade facilita o acesso de famílias carentes, que muitas vezes estão sobrecarregadas financeiramente pelo alto custo das terapias necessárias.
Porém é importante ressaltar que a gratuidade não é a única medida a ser tomada. É necessário que os parques sejam adaptados para receber pessoas com deficiência, com a disponibilização de recursos para garantir uma experiência mais inclusiva e acolhedora. Treinamento para os funcionários também é fundamental para que possam atender de forma adequada e respeitosa as particularidades dos visitantes.
Texto de Larissa Fernandes
adorei as informações!