Confira algumas dicas de filmes e séries que vão te ajudar a conhecer o TEA (Transtorno do Espectro Autista), que acomete certa de 1 e 2% da população mundial, em média de 1 para 160 crianças, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Vamos iniciar o nosso TOP10:
- Rain Man (1988):
Este clássico do cinema, estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise, conta a história de um homem com autismo altamente funcional e habilidades matemáticas extraordinárias. O filme aborda as relações familiares e a busca pela aceitação.
2- Atípico (2017- atualmente):
Essa série da Netflix acompanha a vida de Sam, um adolescente com autismo que busca sua independência e explora o mundo do namora e da vida adulta. A série aborda o impacto do autismo nas relações familiares e a jornada de autodescoberta.
O filme conta a história de uma família e seus conflitos ao receber o diagnóstico de que o filho é autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo para o filho e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo.
3- Arthur e o Infinito:
O filme conta a história de uma família e seus conflitos ao receber o diagnóstico de que o filho é autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo para o filho e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo.
4– Farol da Orcas:
O filme é livremente inspirado na história real do biólogo argentino Roberto Bubas e seu ponto forte é, sem dúvida, a forma como ele retrata a condição de uma criança autista.
5-Forest Gump:
Um clássico do cinema, o filme é estrelado por Tom Hanks e levou seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Conta a história de Forrest, que vivencia diversos eventos importantes das décadas de 1960 e 1970.
6-The Good Doctor:
Um jovem médico com autismo vindo da calma vida do interior começa a trabalhar em um famoso hospital. Além dos desafios da profissão, Shaun Murphy precisa provar sua capacidade a seus colegas e superiores.
7-Vida animada:
Conheça a história de Owen Suskind, um jovem adulto autista que, desde criança, tem problemas de fala. Utilizando filmes infantis da Disney, ele conseguiu superar esse obstáculo e se comunicar com a família de uma forma única.
8-Float:
Esse curta-metragem da Pixar vai contar a história de Rubio, uma criança autista, mostrando as relações com seus pais. Com apenas 6 minutos, essa animação é baseada na relação do diretor filipino Bobby Rubio com seu filho Alex, diagnosticado com TEA.
Mesmo muito curtinho, o filme, que está disponível na Disney+, sobre autismo promove ensinamentos valiosos quando o assunto é ter mais empatia, se comportar diante da diversidade e falar sobre o amor nas relações de pessoas neurotípicas e atípicas.
9- Tudo que eu quero:
O longa estrelado por Dakota Fanning conta a história de Wendy, uma jovem com 30 anos diagnosticada com TEA e que ama escrever. Para provar que é capaz de ser independente, ela foge de casa com seu cachorro e decide participar de um concurso de criação de roteiro para uma série famosa de ficção científica.
No caminho ela precisa enfrentar vários desafios e aprende a importância de fazer amizades ao longo da vida. O filme está disponível para alugar no Amazon Prime Video e na Apple TV.
10- Em um mundo interior, a realidade de crianças atípicas do Brasil
Diferente de todos os outros da nossa lista de filmes sobre autismo, esse documentário foi feito aqui no Brasil. O filme mostra como é, de fato, o dia a dia de crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo e busca apresentar uma experiência que é sensorial e cognitiva para representar as dificuldades das crianças atípicas.
Reafirmando que o autismo não tem barreiras sociais, a direção acompanhou, então, 7 famílias brasileiras de diferentes regiões e condições de vida, mostrando desafios como a dificuldade em ser atendido e acompanhado por profissionais especializados.
O filme já foi exibido na TV Brasil, mas também pode ser visto na plataforma Canais Globo (para assinantes da TV a cabo) ou no Amazon Prime, para assinantes.