O selo pode ser emitido através do CipTEA e colado no vidro traseiro do veículo.
A partir do dia 02 de abril, mais de 45 mil pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que estão cadastradas pelo Governo do Estado de São Paulo vão poder ter acesso ao adesivo de identificação oficial para veículos, que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a sobrecarga sensorial que pode ocorrer durante o trânsito e que pode acarretar uma possível crise. O documento terá a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine” e com o símbolo de fita de quebra-cabeças.
A campanha foi lançada no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), essa campanha é educativa e promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Gestão e Governo Digital. Essa ação fez parte da 1° jornada Estadual de Conscientização do Autismo, na capital paulista, que contou com a participação de autoridades governamentais do estado e de especialistas da área.
A identificação deve ser colocada no vidro traseiro dos carros cadastrados e foi desenvolvida pelas equipes da Secretaria de Gestão e Governo Digital e da Prodesp (empresa de tecnologia do estado de São Paulo) com o ajuda do DETRAN-SP.
A credencial pode ser solicitada gratuitamente através do portal da CipTEA (https://ciptea.sp.gov.br/), que também emite a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Atualmente o Estado de São Paulo conta com mais de 45 mil cadastros no CipTEA. Quem já possui a carteirinha pode emitir a identificação imediatamente. O benefício também vale para novos cadastros, mediante a aprovação da placa do veículo.
“A transformação digital em implantação em São Paulo tem também este nobre objetivo de sensibilizar os motoristas no trânsito diante de veículos com pessoas com autismo”, disse o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
O acesso ao portal CipTEA, desenvolvido pela Prodesp, é realizado por meio da plataforma GOV.BR. Esta plataforma oferece uma identificação única que também permite acessar os serviços disponibilizados pelo Governo de São Paulo.
Como obter a identificação do veículo:
Passo a passo para quem já possui a CipTEA:
1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR
2) Clique em “Cadastrar veículo”
3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “Cadastrar veículo”
4) Clique na imagem do “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo
Passo a passo para novos beneficiários da CipTEA:
1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em “Cadastrar novo beneficiário”
2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA
3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico no formato png ou jpg
4) Preencha os dados do cuidador/responsável
5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo
6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite
7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis)
8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular
Importante
– É permitido cadastrar apenas um veículo por beneficiário
– A identificação veicular não dará benefícios no trânsito aos usuários
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO