Integração Sensorial de Ayres®
O que é a Integração Sensorial de Ayres®?
A abordagem de Integração Sensorial de Ayres foi desenvolvida por uma terapeuta ocupacional americana, Jean Ayres, que baseou os seus estudos na neurociência, educação, biologia e terapia ocupacional.
Ela descreveu sendo “ um processo neurológico responsável pela organização das informações sensoriais para o uso do dia a dia. O nosso cérebro nos dá constantemente informações sobre as condições do nosso corpo e sobre o ambiente a nossa volta, quando essas informações estão bem organizadas, somos capazes de usá-las de forma eficiente em diferentes contextos.”
Quando essas informações não são transmitidas ou recebidas de forma adequada, teremos dificuldades em sentir e organizar essas sensações apresentando respostas inadequadas, causando um impacto importante no desempenho funcional.
O Terapeuta Ocupacional com formação em Integração Sensorial de Ayres (ISA), é responsável por identificar quais os prejuízos ocupacionais e quais os sistemas estão interferindo nas respostas adaptativas. Para isso, faz m-se necessário o uso de avaliações incluindo testes padronizados e observações clínicas não Estruturadas para identificar padrões de disfunções de integração sensorial.
Somente o terapeuta ocupacional poderá indicar estratégias de intervenção para favorecer a melhora no processamento de informações, na práxis, e no engajamento nas atividades cotidianas.
Procure sempre um profissional qualificado para as intervenções e acompanhamento de sua criança.
Alguns comportamentos podem ser observados em crianças com disfunção de processamento sensorial:
- Baixo tônus e déficit no controle postural;
- Criança agitada, não se controla facilmente;
- Dificuldade de usar as duas mãos de forma simultânea, como recortar, usar brinquedos com as duas mãos etc.;
- Dificuldades (lentidão) para rolar, rastejar ou ficar sentado;
- Explora pouco o ambiente ou objetos;
- Não tolera ficar em prono (barriga para baixo);
Entre em contato e agende sua consulta!
A GAIATO conta com a maior e bem mais equipada sala de integração sensorial do município de São José do Rio Preto com o objetivo de melhorar a qualidade de vida , promovendo autonomia e independência, para que assim ocorra a ampliação da participação delas nas atividades rotineiras.