Há alguns anos as pessoas com deficiências e aqueles que os auxiliam, lutam para que suas vozes possam ser escutadas e que sejam respeitadas tanto quanto a sociedade típica. Para comemorar esse mês extraordinário, nesta sexta-feira (17/03) realizamos um delicioso café da tarde na Clínica Gaiato com os pais e as crianças, um momento delicioso de muita descontração e amor.
Você sabe o porquê da escolha do dia 21/03?
O dia 21 de março faz referência aos três cromossomos no par 21, a condição genética que caracteriza a síndrome. A data foi sugerida pelo Brasil e aprovada por adesão pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil há cerca 300 mil pessoas com Síndrome de Down, apesar de existir mais conhecimento sobre essa condição genética os indivíduos ainda enfrentam muitas dificuldades. Quanto mais acesso as informações sobre a T21, a sociedade irá entender cada vez mais sobre a batalha e a luta pelos direitos.A conscientização faz com que ocorra o favorecimento na decisão de medidas como a inclusão em escolas e instituições de ensino superior, no mercado de trabalho e na própria sociedade.
Conversamos com Adriana Silva, mãe do Kaique de 4 anos, sobre as dificuldades enfrentadas, rotina de terapias e como ocorre a aceitação e o auxílio da população da cidade de São José do Rio Preto e Mirassol e perguntamos sobre a importância do dia 21 de março.
Adriana nos contou que o dia 21 de março é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a síndrome de Down e para a sociedade entender o quanto é necessário a inclusão social.Seu filho, Kaique, realiza uma rotina de terapia muito intensa onde todos os dias o pequeno realiza atividades entre elas estão a Terapia Ocupacional com Integração Sensorial aqui na clínica.
Também conversamos sobre as dificuldades enfrentadas no meio escolar, Adriana disse: “Falta muito a inclusão que eles falam, o Kaique está sem frequentar pois não tem auxiliar para ficar com ele.” Um dos maiores problemas enfrentados pelos pais são justamente a falta de compreensão e entendimento de algumas escolas para com a situação, por lei o ensino deve fornecer um auxiliar para a criança.
Produção: Larissa Fernandes
Perfeito Larissa maravilhosa matéria parabéns e muito obrigada por estar sempre conosco vc e toda equipe gaiato
Foi um encontro incrível, adorei fazer parte, como profissional aprendemos muito com as vivências do dia-a-dia dos pais.