Seletividade Alimentar

Qual a causa?

Entende-se que a seletividade alimentar pode ocorrer por multifatores, e envolve questões sensoriais, comportamentais, as relações parentais, preferências pessoais, condições de saúde, fase de vida, hábitos familiares, contexto sociocultural e principalmente dificuldades em processar as sensações do seu próprio corpo e do ambiente.

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional especialista em Integração Sensorial?

Se a criança apresentar alguns sinais citados abaixo, procure um profissional capacitado:

(Baseado no Guia De Estratégias para Pais de crianças com Dificuldades na Alimentação, produzido pela terapeuta ocupacional Janaynna Mayara Povóas Guimarães)

Como é a Intervenção da Terapia Ocupacional com Integração Sensorial na Seletividade Alimentar?

Será realizada uma anamnese minuciosa com os pais e responsáveis pela criança, para compreender seu desenvolvimento neuropsicomotor e coletar dados da história de vida da criança, sendo importante compreender quais são os hábitos alimentares da família e as preferências da criança. Após esse encontro será realizado 1 ou 2 sessões com a criança para avaliações específicas da Terapia Ocupacional e Integração Sensorial, conforme a faixa etária da criança, num ambiente com múltiplas possibilidades de experimentações motoras e lúdicas para compreender como ela se relaciona com seu processamento sensorial. E depois, é realizado mais um encontro com os pais e responsáveis para planejar o projeto terapêutico em conjunto e se necessário outros encaminhamentos.

Entende-se que o acompanhamento deve ser realizado por uma equipe transdisciplinar: gastropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional especialista em integração sensorial, fisioterapeuta, nutricionista entres outros dependendo da avaliação realizada.

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A GAIATO conta com a maior e bem mais equipada sala de integração sensorial do município de São José do Rio Preto com o objetivo de melhorar a qualidade de vida , promovendo autonomia e independência, para que assim ocorra a ampliação da participação delas nas atividades rotineiras.